segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Sorria, você está sendo leve

"E amanheça brilhando mais forte que a estrela do norte que a noite entregou..."

Ser forte é conseguir abrir um sorriso sincero, autêntico, ainda que meio amerelo e um tanto discreto, mesmo que tudo esteja desmoronando em volta. Não é rir da desgraça - nem sua nem alheia - porque isso é hipocrisia, e não força, porque isso é irresponsável e não tem a menor graça.

Rir para ser doce, e não como opção ao choro - que é necessário também. Rir para ser mais leve, rir para abstrair - mas não para fingir o que não é. Porque amadurecer não é e nunca deve ser sinônimo de endurecer.

Procurar o famoso "lado bom" que há em tudo. E transformá-lo em força para construir tudo de novo. Rir para a solidão - mas sem desrespeitá-la. Rir para que nada tenha um peso tão grande, para que a vida se torne suportável. Rir para contagiar, para lavar a alma das coisas e dos seus lados ruins.

Rir dos dias de chuva, pesados como só eles sabem ser. Rir dos domingos, incompreensíveis e melancólicos como só eles sabem ser. Rir, não para parecer bobo, e nem para parecer nada. Rir para amenizar, porque às vezes chorar não adianta - e enruga. Rir para, aos quarenta, não parecer ter mais que trinta.

Então vista seu melhor sorriso, abra a janela e abra os braços pro dia, venha ele como vier. Porque ele virá, independente de choros e risos, e ele terá o peso do mundo, se você desejar. E ele será leve como a luz ou o orvalho da manhã, se você rir.

Um comentário:

Paulinho Cajé disse...

Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrss...

Ah dérson, ameeeeeeei seu texto!
Achei parecido com aquele 'Filtro Solar' do Pedro Bial. Muito bom!!

Abraço!!

Ahh, sorria tbm! ^^